Publicado em 12 junho de 2025 às 20:28

O segmento das trabalhadoras e trabalhadores do Conselho Municipal de Assistência Social de Salvador – CMASS, vem, por meio desta, manifestar apoio aos servidores e servidoras da Prefeitura de Salvador, especialmente aqueles que atuam na Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (SEMPRE).
Reconhecemos a importância do trabalho realizado por essas/es profissionais da SEMPRE na defesa dos direitos socioassistenciais da população.
É fundamental destacar que a Lei Orgânica de Assistência Social – LOAS e a Lei do SUAS de Salvador (Lei Municipal 9.502/2019) garantem a proteção e a promoção dos direitos dos cidadãos e cidadãs, estabelecendo diretrizes para a gestão e a execução das políticas públicas na área da assistência social. No entanto, para que essas leis sejam efetivamente cumpridas, é imprescindível que essas/esses profissionais tenham condições dignas de trabalho e salários compatíveis com os custos de vida na realidade econômica da Capital do Estado da Bahia.
As dificuldades enfrentadas nas unidades da política de assistência social, as questões de segurança, a necessidade de requalificação e a construção de equipamento modelo, são questões urgentes que precisam ser abordadas com comprometimento e resolutividade. A manutenção adequada desses espaços é essencial para garantir um atendimento de qualidade à população, que depende dos serviços essenciais oferecidos. Além disso, a convocação dos concursos públicos em vigência deve ser discutida com emergencialidade, pois é através da ampliação do quadro de servidoras e servidores que conseguiremos atender de forma mais eficaz às demandas dos usuários e usuárias do SUAS.
Todas estas pautas são cobradas reiteradamente nas Assembleias do CMASS. Todas as trabalhadoras e trabalhadores que atuam na promoção do bem-estar social merecem ser tratados com respeito, recebendo o reconhecimento justo pelo seu trabalho. Neste momento de luta, nós somamos em busca de melhores condições de trabalho, valorização profissional respeito aos direitos das/os servidoras/es.
Juntas e juntos, somos mais fortes na defesa da assistência social e na construção de uma sociedade mais justa.
Salvador, 06 de junho de 2025
Assinam esta nota todo o segmento de trabalhadores e trabalhadoras do CMASS:
Coletivo Psicologia em Movimento – COPSIM
Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional – CREFITO7
Federação Nacional dos Psicólogos – FENAPSI
Sindicato dos Nutricionistas do Estado da Bahia – SINDNUT BA
Sindicato dos Servidores da Prefeitura de Salvador – SINDSEPS
Sindicato dos Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais – SINFITO/BA
Assinam também:
Associação Brasileira de Psicologia na Assistência Social – ABRAPAS
Conselho Regional de Psicologia da Bahia – CRP-03
Sindicato das Assistentes Sociais da Bahia – SASB
Sindicato dos Psicólogos e Psicólogas da Bahia – SINPSIBA
Nota Oficial – Clique Aqui.
Compartilhe este conteúdo nas redes
Mais Posts
2 de Julho – Independência do Brasil na Bahia
Luta do povo, conquista da liberdade – agora rumo ao reconhecimento nacional O 2 de Julho, data da Independência do […]
Publicado em 12 junho de 2025 às 20:28Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+: uma data de visibilidade, resistência e compromisso ético da Psicologia
Instituído em memória da Revolta de Stonewall, ocorrida em 1969 nos Estados Unidos, o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, celebrado […]
Publicado em 12 junho de 2025 às 20:28Dia Internacional de Apoio às Vítimas da Tortura
A Organização das Nações Unidas (ONU) criou em 1997, o Dia Internacional de Apoio às Vítimas da Tortura. O 26 […]
Publicado em 12 junho de 2025 às 20:28